Higienização de pincéis e esponjas de maquiagem

06/11/2017

O cuidado com a pele vai muito além de usar bons cosméticos. Suas ferramentas também precisam de atenção!

Parece exagero, mas o ideal é que os pincéis e esponjas que são usados para fazer o make sejam higienizados, ao menos, semanalmente. Segundo a dermatologista Luciana Kalache, “As ferramentas de maquiagem acumulam produto e poeira, favorecendo o desenvolvimento de bactérias e fungos. Além disso, instrumentos contaminados podem causar irritações ou dermatites, que desencadeiam doenças infecciosas como foliculite, micose e herpes”.

A modelo Anthea Page, por exemplo, acabou contraindo uma infecção oftalmológica depois de usar pincel de maquiagem que já tinha sido usado por outras modelos, em um set de filmagens.

Hoje em dia, existem no mercado muitos produtos específicos para a limpeza dos pincéis. Mas você também pode improvisar fazendo a limpeza com água morna e shampoo neutro e, em caso de pincéis de cerdas naturais, utilizar também condicionador.

Vamos por a mão na massa? A Fikbella revela algumas dicas para você manter tudo bem limpinho e arrasar no make:

1) Lave somente as cerdas. Molhar o cabo com água ou produtos de limpeza estraga o material e pode danificar os pincéis;

2) Esfregue apenas de frente para trás com delicadeza. Assim, os fios não correm risco de embaraçar;

3) Deixe secar na horizontal ou de cabeça para baixo.

4) Jamais guarde o pincel ou esponja antes da secagem completa. Isso pode favorecer a proliferação das bactérias e danificar a forma original do produto.

FikDica: Se você estiver com pressa, pode acelerar a secagem com o secador de cabelo. Porém, a temperatura deve ser morna e não se pode deixar as cerdas muito próximas do calor intenso, ok?

Vitrine Fikbella